quinta-feira, 7 de julho de 2011

Formação da BE- TIC

FORMAÇÃO EM TIC

No âmbito do seu plano de formação, a Biblioteca Escolar irá dinamizar mais uma acção, que visa sensibilizar a comunidade escolar  para o uso das novas tecnologias "dispositivos móveis". Esta acção decorrerá no auditório da Escola Neves Júnior, no dia 12 de Julho, pelas 15 horas com o formador Valter Miguel.
Estão a decorrer as inscrições.

domingo, 3 de julho de 2011

Boletim da BE Maio-Junho 2011

Boletim Da BE Maio-Junho 11

quarta-feira, 8 de junho de 2011


AVALIAÇÃO DA BE

No início do ano lectivo, a escola seleccionou o Domínio D  - Gestão da BE - para ser objecto de uma auto-avaliação, segundo o Modelo proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares. Esta selecção significou um investimento mais forte neste domínio, no sentido de procurar aferir, de forma sistemática e objectiva, os resultados efectivos do trabalho desenvolvido.
No início do mês de Maio, a Biblioteca Escolar recorreu aos instrumentos de avaliação criados e disponibilizados pelo Gabinete RBE para, de forma estruturada e fundamentada, realizar a avaliação da sua acção e definir estratégias de melhoria e desenvolvimento das suas práticas nos diferentes domínios de actuação.
A Biblioteca Escolar agradece ao Director do Agrupamento, aos 22 professores bem como aos 93 alunos que constituíram a amostra, a colaboração e resposta pronta ao inquérito por questionário proposto.
Esta avaliação ajudará a Biblioteca Escolar a traçar o rumo que deverá seguir com vista à melhoria do seu desempenho – reflectir, concretizar mudanças na prática, melhorar a qualidade do serviço.
Depois de tratada a informação recolhida, os resultados serão apresentados no Relatório de Avaliação da Biblioteca Escolar e este será parte integrante da Avaliação Interna do Agrupamento.
Formação de Utilizadores – 4º ano

            À semelhança dos anos transactos, irão decorrer na Biblioteca Escolar (a 3 e a 17 de Junho) sessões de formação de utilizadores em competências BE dirigidas aos alunos mais novos – 4º ano.
Pretende-se que, desde cedo, os alunos desenvolvam competências para o uso da BE, revelando um maior nível de autonomia na sua utilização, reconheçam a biblioteca escolar como um lugar de referência na sua actividade quotidiana, os recursos disponibilizados e que aprendam a desenvolver-se entre eles com naturalidade e eficácia.

Promover o valor da BE, motivar para a sua utilização, esclarecer sobre as formas como está organizada e ensinar a utilizar os diferentes serviços são os objectivos que se pretendem atingir com estas acções de formação.

domingo, 5 de junho de 2011

Exposição - Oficina de Escrita Criativa

EXPOSIÇÃO


No espaço BE,  pode ser visitada uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 9º ano no âmbito da disciplina de Educação Visual e do Projecto "Oficina de Escrita Criativa".






Cantinho da Geografia

EXPOSIÇÃO NA BE
"CLIMA"

No Cantinho da Geografia está patente uma interessante exposição sobre a temática "Clima". Visitem-na!

COMEMORAÇÃO DO DIA DO AUTOR PORTUGUÊS


Muitos professores acompanharam as suas turmas numa visita a esta exposição. Os alunos descobriram personalidades portuguesas de diferentes áreas do saber.