quarta-feira, 11 de abril de 2012

Luis Sepúlveda

Luis Sepúlveda é um romancistarealizadorroteiristajornalista e ativista político chileno. Reside atualmente em Gijón, em Espanha, após viver entre Hamburgo e Paris.
Em 1969 vence o “Prémio Casa das Américas” pelo seu primeiro livro Crónicas de Pedro Nadie, e também uma bolsa de estudo de cinco anos na universidade Lomonosov de Moscovo. No entanto só ficaria cinco meses na capital soviética, pois foi expulso da universidade por “atentado à moral proletária”, causado, segundo a versão oficial, por Luís Sepúlveda manter contactos com alguns dissidentes soviéticos.

De regresso ao Chile é expulso da Juventude Comunista, adere ao Partido Socialista Chileno e torna-se membro da guarda pessoal do presidente Salvador Allende. No golpe militar do dia 11 de Setembro de 1973, que levou ao poder o ditador general Augusto Pinochet, Luís Sepúlveda encontrava-se no Palácio de La Moneda a fazer guarda ao Presidente Allende.
Membro ativo da Unidade Popular chilena nos anos 70, teve de abandonar o país após o golpe militar de Augusto Pinochet.
Viajou e trabalhou no BrasilUruguaiParaguai e Peru. Viveu no Equador entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da UNESCO. Sepúlveda era, na altura, amigo de Chico Mendes, herói da defesa da Amazónia. Dedicou a Chico Mendes O Velho que Lia Romances de Amor, o seu maior sucesso.
Perspicaz narrador de viagens e aventureiro nos confins do mundo, Sepúlveda concilia com sucesso o gosto pela descrição de lugares sugestivos e paisagens irreais com o desejo de contar histórias sobre o homem, através da sua experiência, dos seus sonhos, das suas esperanças.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Flash Mob

FLASH  MOB



Três turmas do Agrupamento Neves Júnior juntaram-se às centenas de alunos de outras escolas do concelho de Faro para participar neste evento inserido no Programa "A leitura está em Festa" que decorreu no Jardim Manuel Bivar, na manhã do dia 20 de Março. Os alunos dançaram animadamente e em conjunto proporcionaram um agradável espetáculo.
20 MINUTOS A LER


Feira do Livro

FEIRA DO LIVRO

De 16 a 23 de Março, está a decorrer no espaço BE mais uma feira do livro. Esta iniciativa enquadra-se na comemoração da Semana da Leitura.
A não perder,  PROMOÇÕES FANTÁSTICAS!

Concurso "O Espantalho Leitor"


CONCURSO
O ESPANTALHO LEITOR

Convida-se toda a comunidade escolar a visitar a exposição "O Espantalho Leitor" que se encontra patente no jardim da EB2,3 Neves Júnior até à próxima 6ª feira, atividade inserida na comemoração da Semana da Leitura.
Esta iniciativa realizada em articulação com os docentes de EVT contou com a participação de todas as turmas do 2º Ciclo. Uma turma, um espantalho!... 
Não perca! Está um espanto!...











domingo, 18 de março de 2012

TEATRO NA ESCOLA

O VARREDOR DE MARÉS
19 de março

Serafimstória
Projeto “Os Contos e os Livros”

<>
“ conto para que as palavras regressem a casa mais cedo. Para que entre nós deixem de haver vazios difíceis de habitar. Como as aves rumo a um sul à espera de existir. Conto para dar  sentido aos passos que faço. Para reaprender a amar todas as ruas que percorro e entender todas as gentes que encontro. Conto para afagar silêncios fundos e afagar tristezas demoradas. Para fazer dos dias a morada da fala e dos meses a terra sonhada. Conto para que tudo à minha volta seja mais bonito. Tão simples de fazer tão complicado de entender...”
 Jorge serafim
No passado dia 14 de março, o "contador de histórias", Jorge Serafim,  honrou-nos com a sua presença. Pelas 9h30, realizou uma sessão na Escola EB1 Nº5 para as turmas do 3ºA,B e C e às 11 horas deslocou-se à escola sede, desta vez para encantar os mais crescidos das turmas 7ºA, 8ºA e 8º C. Os seus contos fascinantes e o poder das suas palavras fizeram dessa manhã uma festa cheia de alegria e boa disposição. As suas histórias deixaram os ouvintes de todas as idades com asas para voar e vontade de ouvir mais e mais..

Jorge Serafim narrou contos tradicionais do mundo inteiro, aproveitando assim para divulgar, partilhar e refletir acerca da riqueza e dos saberes do património oral tradicional. Educar para os valores através de um indispensável retorno à tradição, ao popular e ao ancestral. Contou histórias, utilizando o livro como suporte de mediação de leitura, contribuindo assim para a divulgação dos autores nacionais e estrangeiros, bem como para a sua importância enquanto prática regular na procura do conhecimento e da formação do indivíduo.
Palavras para quê? Foi um dia memorável!