quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PNL - Concurso Nacional de Leitura

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
1ª Fase – Eliminatórias a realizar nas escolas:
  • A 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura decorrerá ao longo do 1º período escolar e nas duas primeiras semanas do 2º período, sendo organizada pela escola pelos docentes de Língua Portuguesa em parceria com a Biblioteca Escolar.
  • As provas da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura serão elaboradas pela escola.
    Cada escola seleccionará um máximo de três vencedores – 3º Ciclo - que estarão presentes na respectiva Final Distrital.
  • A 1ª Fase terminará impreterivelmente no dia 14 de Janeiro de 2011.


OBRAS SELECCIONADAS:

História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar , de Luís Sepúlveda.

Resumo:

Este livro fala sobre um gato grande, preto e gordo, chamado Zorbas. Os donos estavam de férias e ele tinha uma pessoa que lhe ia dar de comer todos os dias. Até que um dia uma gaivota cheia de petróleo foi dar à varanda dele a pedir socorro pois uma maré negra tinha-a atingido. Ela estava prestes a ter um ovo mas pensava que iria morrer antes, então, pediu ao gato três favores... Que têm de ler para saber!...

O Triunfo dos Porcos , de George Orwell

Resumo:

Esta história relata a revolução dos animais da quinta Manor, propriedade do senhor Jones.
O Velho Major, o mais respeitado porco, reúne, durante a noite, todos os animais da quinta e conta-lhes um sonho que tivera - a sua morte estava para breve e compreendia, então, o valor da vida. Explica logo aos companheiros que devem a sua miserável existência à tirania dos homens que, preguiçosos e incompetentes, usufruem do trabalho dos animais, vítimas de uma exploração prepotente. O Velho Major incita o grupo não só à rebelião, para derrotar o inimigo, como também a entoar o cântico de revolta "Animais de Inglaterra". Três dias depois, morre o Velho Major. Mas a revolução prossegue, com novos líderes…

Para saberem como foi, têm de ler…


Sem comentários:

Enviar um comentário